segunda-feira, 6 de junho de 2011

No Melhor Pano Cai a Nódoa



No momento em que escrevo isto, estás nas aulas. Tens um objectivo e esforças-te por cumpri-lo. Isso é bom, mas será suficiente?

Vives e respiras em função de outrém. E achas que pelo facto do teu coração bater ao som de outra pessoa que isso justifica tudo o que tens dito e feito. És nova, bonita mas inexperiente e fútil. Não sabes nada de coisa nenhuma e tens uma torneira atrás dos olhos, que abres e fechas a teu bel prazer. Não entendes, ou não queres entender, o mal que fazes, o mal que provocas. E estás a fazê-lo com a cumplicidade de quem devia ser a primeira a pôr os pés ao alto. E que, na crença de que está a fazer bem, está a fazer mais mal que nunca.

O que vai ser de ti futuramente? Quando o véu cor-de-rosa que te cobre os olhos cair e o vires como o que realmente é e não como tu julgas que eras? Que amigos ainda terás do teu lado nessa altura, quantos que ainda se importem?

És fraca de espírito, e força de vontade é palavra que desconheces. Usas os outros como bengala, e repudias quando não te interessa. Sabes responder torto a quem te quer bem, tens sempre um pontapé para dar a um dos teus pais, pronto e certeiro a disparar. Mas és incapaz de te opôr a esse inútil preguiçoso e vadio com quem te resolveste embeiçar.

Achas realmente que a beleza física é tudo? Não é. Então e o interior? A beleza é como a juventude, efémera. E quando se vai, o que é que sobra?

Sobramos nós, minha querida. O nosso interior. Aquilo que nos define enquanto pessoas. E o que é que o define a ele? Trabalha? Não, faz calos. Estuda? Não, dá trabalho. É boa pessoa, esforçada e perseverante? Não, é um chupista inútil a quem andas a encher os bolsos.

Ele goza com a tua cara, e tu permites. Ele indispõe-te contra a tua família e tu permites. Ele absorve a tua personalidade, enfraquece-te, e tu permites.

Viras-te contra te quer bem.

Quem és tu, afinal? Diz-me honestamente o que dessa relação tiras. E por favor não me digas que ele é bom rapaz, que é muito teu amigo, porque bem sabemos que ele prefere a companhia dos amigos à tua e só recorre a ti como última instância. É sexo? Terás tu noção que sexo sem sentimentos é desprovido de calor, e um mero escape físico? Consegues igual com vibrador e tens menos despesa.

Ontem ouvi alguém dizer que a tua personalidade só viria ao de cima no dia em que abrisses os olhos, mas o meu receio é que a tua personalidade não venha ao de cima nunca porque ele a absorveu. Não é inédito, é até bastante comum quando encontramos uma alma mais forte que a nossa e predisposta a fazê-lo.

Foi o caso dele.

Já sei que me vais odiar por não ser capaz de fingir, como os outros. Mas fingida é coisa que nunca fui e nunca tive a capacidade da dissimulação que outros têm e exibem perante ti. Paciência. Não beberei à vossa saúde, mas beberei de bom grado à tua libertação.

Quando ela ocorrer.

Se ela ocorrer.

Tornaste-te dissimulada e falsa. Manipuladora. Tu, que eras alegre, aberta e franca, és hoje o oposto.

Espero que tires satisfação do que tens. Porque de hoje a amanhã, não terás nada.

0 comentários:

Enviar um comentário