sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Baby Blues



Por regra, sou uma pessoa muito pragmática. Tento sê-lo, pelo menos. De quando em vez, encontrar uma filosofiazinha de vida que ajude a passar o dia, tentar ver o positivo do negativo (ainda estou a trabalhar nesta parte), fazser finca-pé (a minha especialidade), trabalhar a cortesia (outro item no qual ainda estou a trabalhar).

Nunca percebi é porque é uma mulher grávida de quase nove meses atrai tantas atenções. Já não basta a sensação que precisamos de um carrinho de mão para levar a barriga, as dores nas costas, os inchaços nas mãos e nos pés, e todas aquelas que já foram mamãs acham que é dever delas partilhar as respectivas experiências connosco.

Não é que seja novata nesta coisa da maternidade - vamos lá a ver é se o novo bebé me dá a equivalência!! - mas há coisas que custam ouvir. Sim, eu sei que dar à luz dói, sei que vêm aí horas sem dormir, cólicas e algumas dores a caminho. Mas não é na altura em que estou prestes a ver os meus pés outra vez sem me inclinar que aprecio saber quanto tempo as outras pessoas estiveram em trabalho de parto!!! É daquelas coisas... não me digam, que eu já sei, já passei por isso.

Por isso, achei que esta tira do Baby Blues expressava bem os meus sentimentos por hoje. Dois quadradinhos resumem o que eu levei não sei quantas linhas para dizer.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

39 Semanas and Counting



Numa altura destas, já estou em contagem decrescente e francamente impaciente. Ainda falta muito??? Já pareço uma pata a arrastar-me de um lado para o outro!!!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Nascemos em Pelota...



... Mas o mundo encarrega-se de nos vestir! O meu rebento ainda nada na morna placenta da mãe (com o devido respeito a Pablo Neruda), e a mala do que é necessário levar para a maternidade mete medo:


Mala de maternidade para o bebé

  • 1 gorro
  • 2 pares de meias ou botinhas
  • 5 babygrows
  • 5 bodies
  • 2 chupetas diferentes
  • Manta e lençol para a alcofa
  • 1 cadeirinha ou alcofa (para a saída)
  • Algumas fraldas de pano
  • 15 fraldas de recém-nascido
  • 2 toalhas de banho

Mala de maternidade para a mulher

  • Documentos pessoais, cartão do seguro de saúde e cartão de utente
  • Últimos resultados dos exames efetuados durante a gravidez
  • Produtos de higiene pessoal (champô, creme de corpo, desodorizante, pasta dos dentes, creme de rosto, gel de banho)
  • Um pequeno kit de maquilhagem incluindo batom do cieiro  
  • Escova e ganchos para o cabelo
  • 3 camisas de dormir confortáveis que facilitem a amamentação e bem bonitas
  • 2 ou 3 soutiens de amamentação
  • 1 par de chinelos confortáveis
  • Creme protetor para os mamilos
  • 12 cuecas descartáveis
  • 1 robe
  • 1 caixa de discos absorventes (amamentação)
  • Pensos higiénicos bastante absorventes
  • Cinta pós-parto
  • 1 toalhão de banho
  • Roupa para a saída do hospital
  • Água para beber
  • Alguns snacks
  • Telemóvel e carregador
  • Máquina fotográfica e carregador
Esqueceram-se da pia da cozinha e da tábua de passar a ferro!!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Quase lá



À medida que se aproxima a altura, começo a ter receios. Para começar, um normalíssimo e saudável medo da "hora H". É compreensível... Por muito que digam que "entrou, vai ter que sair", convenhamos: entrou mais pequenino, vai sair muito grande. E por muito pequenino que seja, parece sempre um bocado cabeçudo. Pelo menos para quem está deitada.

Ao mesmo tempo, sinto ansiedade. Estou ansiosa para ver a carinha. A barriga está muito descaída, já muitos me disseram que não vai chegar ao fim, e a ansiedade começa a instalar-se.

É uma aventura... e já lá vão quase oito meses desde que a iniciei. Parece que foi ontem. Os ponteiros do relógio não param, imensuráveis.

Está quase.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Entre pães e pões há várias opiniães‏



Não consigo deixar piada às pessoas que, não obstante a confusão em que as suas próprias vidas andam mergulhadas, mesmo assim gostam de mandar bitaites à vida dos outros. São aquelas pessoas que ontem diziam uma coisa e hoje já dizem outra – haja coerência!! – mas mesmo assim passam a vida a mandar postas de pescada ao ar.

A semana passada foi-me dito uma coisa pelo telefone, e com tanta mais perseverança que quem a ouvisse não a levava presa, com toda a certeza. Ontem já deu o dito pelo não dito, porque afinal a semana passada já passou, e ainda tentou meter o bedelho e mandar a boa da opinião.

Não pedi opiniões, mas mesmo que tivesse pedido, teria sempre analisado as opções e teria feito rigorosamente o mesmo, até porque não tomo atitudes de ânimo leve. Não levo propriamente meia hora a decidir se quero canela no pastel de nata, mas também não me atiro de cabeça sem pensar duas vezes.

Não consigo deixar de achar piada a quem anda a choramingar pelos cantos porque lhe estão a passar a factura do que andou a esconder durante anos, e mesmo assim ainda julga que pode atirar areia para os olhos dos outros. Allôôô??? Tenho cá estado, tenho assistido a muita coisa e não partilho a tua cegueira!

Haja coerência! Quanto mais não seja entre o que é dito de uma semana para a outra, já que entre o que é dito e o que é feito tu não consegues!

sábado, 27 de outubro de 2012

"Bati com a tola!"



“Bati com a tola”

Ouvir isto às quatro da manhã não devia ser cómico. E realmente só se tornou cómico duas horas, um duche e um café mais tarde. Mas o facto é que foi.

O meu garoto levantou-se de noite para ir à casa-de-banho, mas com tanto sono que bateu com a cabeça na ombreira em vez de a contornar. Choramingou e saiu-se com um muito ensonado “bati com a tola!”

A crise foi rapidamente resolvida, e cinco minutos depois o garoto dormia a sono solto. Mas a tola às quatro da manhã dá-me vontade de rir, mesmo que só de recordação.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Loneliness





O cansaço cola-se a mim como uma segunda pele, cada vez mais é um sacrifício levantar-me de manhã, mas tu não vês nada disto. Avalias a qualidade do que aí vem pelo cromossoma que lhe transmitiste, e consideras-te desiludido e castigado. Afastas-te e não perguntas.

Para onde foi o teu entusiasmo? Alguma vez quiseste?

Nunca te ponhas na posição de me obrigares a escolher, porque perderás. Tão certo como o sol não nascer do lado da Irlanda Ocidental, tu perderás.