terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

RIP Harold Ramis



A minha infância foi passada a ver os "Ghostbusters". Numa altura em que os irmãos Winchester ainda não caçavam, numa altura em que a Jennifer Lowe Hewitt ainda não falava com espíritos, na altura em que o puto do "Sexto Sentido" ainda não dizia "I see dead people", já o Harold Ramis, o Dan Ayckroyd, o Bill Murray e o Ernie Hudson caçavam fantasmas. Quem não se lembra do Slimer?

Harold Ramis perdeu a luta contra uma doença rara do sangue. Harold Ramis já não irá escrever/dirigir/actuar na terceira sequela do filme, e sou a primeira a lamentá-lo. Tantos anos depois, pode-se achar que os efeitos especiais dos filmes eram fracos, mas por favor, note-se a época, note-se o dinheiro envolvido na produção, note-se a vontade dos actores em produzirem aquele belo filme. Pode não ter um guião de bradar aos céus, mas entreteve e continua a entreter muitos dos nascidos na década de 80.

O sorriso deste homem era sempre franco, sempre aberto. RIP Harold Ramis. O homem deixou-nos, mas o talento perdura.



domingo, 23 de fevereiro de 2014

Tendinite



Por definição, na Wikipédia, tendinite é, e passo a citar: Tendinite é a inflamação de um tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento (LER - Lesão por Esforço Repetitivo).


Ora bem, este LER define o meu trabalho. Passo 8 horas encafuada num moquifo a trabalhar num pc, em que raramente mexo no teclado, mas em compensação não largo o rato. Resultado: tendinite.


Estaríamos todos muito bem (ou não, que isto dói que se farta) se o imbecil do médico do hospital não se tivesse virado para mim, DEPOIS de saber em que consistia o meu trabalho, DEPOIS de saber que tinha uma bebé com 12 meses, e dissesse com ar muito enfatuado:


- Minha senhora, uma tendinite resulta de movimentos repetitivos.


Obrigadinho! Consultar a wikipédia eu também sei, e não tirei diploma de ortopedia, pensei eu cá para com os meus botanicos.


Mas o iluminado continuava:


- Não tenho provas absolutamente nenhumas que essa tendinite advenha do seu trabalho.


'Pera aí! Resolvo eu uma média de 500 facturas ao dia, em que preciso de uma média de 10-12 cliques no rato para resolver - e é assumindo que a porcaria do programa informático não cracha, coisa que acontece amiúde, porque aí ainda são outras tantas - durante oito horas e o iluminado não considera isso um movimento repetitivo?! Então é o quê??


O iluminado tinha a resposta:


- Isso provavelmente deve-se às fraldas que troca à sua bebé!


Não me contive. Se ele é iluminado, eu também não sou inteiramente parva e o gato ainda não me comeu a língua.


- Doutor, troco as fraldas à minha filha várias vezes ao dia, não acumulo a mesma fralda de uma quinzena para a outra. E mesmo que eu o fizesse, que eu saiba, arremesso de fralda suja ainda não constitui modalidade olímpica. 


Pelo menos teve a displicência de parecer contrito. Falsamente, mas em todo o caso, contrito.


Só atraio gente doida!